RELEITURA PUBLICITÁRIA
BAR NA ZONA NORTE DE SP FAZ RELEITURA DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS PARA HOMENAGEAR CLÁSSICOS DA COQUETELARIA BRASILEIRA.
Considerado um dos botecos mais tradicionais da zona norte de São Paulo, o Caetano´s Bar encontrou uma forma muito sugestiva de valorizar bebidas à base de cachaça e consagradas no menu da coquetelaria nacional, entre elas, rabo-de-galo, maria-mole e bombeirinho.
Quem visita o bar na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 5496, na região de Santana, logo percebe o acervo de quadros expostos nas paredes. Feitas a partir da impressão direta e moldura artesanal, as artes são uma releitura de alguns símbolos da publicidade retrô, adaptada para a campanha “Prove o sabor do boteco”.
Original de 1939, a imagem do anúncio dos cigarros Craven “A”, apoiada no famoso slogan “Não afetará a sua garganta”, inspirou a peça “Bombeirinho”, na qual a mulher que ostentava um cigarro passa a segurar um copo da bebida (groselha com suco de limão e cachaça), ao lado do texto “Bom demais #tôpassada”.
Para homenagear o rabo-de-galo (cachaça, Cynar e vermute tinto), a campanha baseou-se no pôster do Absinthe robette, bebida muito consumida no século 19 e fonte de inspiração para intelectuais e boêmios europeus. Pertencente ao movimento artístico ‘Art Nouveau’, a imagem retrata uma linda mulher que brinda elevando seu cálice de absinto com admiração e encantamento.
Na releitura da peça, intitulada “Rabo de Galo Divino”, a protagonista ganha uma tatuagem no braço com a logo “Prove o sabor do boteco”, enquanto a taça de Absinto dá lugar a um robusto copo com a bebida que até hoje é um dos coquetéis mais consumidos no Brasil.
Com duas doses de conhaque, uma de Martini e gelo à vontade, a maria-mole ainda sustenta o sucesso da década de 1970. Na campanha do Caetano´s Bar, a bebida é lembrada a partir do pôster “Alexander: O homem que sabe tudo.”, em referência a um mágico, especializado em mentalismo, telepatia e leitura da mente. A nova peça retrata a figura do mágico, mas em vez de “Alexander, the man who knows”, o texto exclama “Beba Maria Mole”.
A comunicação ainda se apoia em outras peças históricas, como a da “Companhia Cervejaria Brahma”, também em alusão ao rabo-de-galo, e da fabricante de refrigerantes Dr. Pepper, que destaca a independência feminina sob o título “Lugar de mulher é? Onde ela quiser!”.
Valorizar o protagonismo da mulher, aliás, é outro objetivo da campanha. Tanto que de maneira muito bem-humorada a maioria dos quadros privilegia a imagem de figuras femininas, procurando dar visibilidade ao gênero e se contrapor à ideia de que botecos são lugares exclusivos para homens.
MAIS SOBRE O CAETANO´S BAR
Inaugurado em 2005 e localizado na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 5496, Mandaqui, zona norte de São Paulo, o Caetano´s Bar é uma das principais referências em comida de boteco na Capital. Integra uma cadeia de oito restaurantes administrada pelo Grupo Família Dargas, que incluem Caetano´s Bar, Villa Caetano´s, Cruzeiro´s Bar e Portofino Cucina Italiana, com presença nas cidades de São Paulo, Santo André e Carapicuíba. Mais informações pelos telefones (11)2976-4598 | (11)2978-4056 ou nos canais digitais:
[TheChamp-Sharing]